quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais um pouco de Sustentabilidade

Adotar medidas eficientes para economizar




Troque ducha por chuveiro!
Em 15 minutos, um banho de ducha de alta pressão consome 135 litros de água, sendo que um chuveiro elétrico, economiza, em média, 30%.

Não lave o carro com mangueira!
Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos). Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água.
Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde.
Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Mude o sistema de descarga!
Quando acionada, a válvula de descarga despeja entre 10 e 30 litros de água, já a caixa acoplada consome de 4 e 24 litros.

Não limpe a calçada com esguicho!
Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos, quem quiser limpar a calçada deve optar por uma vassoura.

Banho
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água numa casa e 243 litros no apartamento. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros em casa e 81 litros no apartamento.

Fazendo a barba
Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água na casa e 80 litros no apartamento. Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.

Escovando os dentes
Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água na casa e 80 litros no apartamento. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água na casa e 79 litros no apartamento. Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.

Lavar o rosto
Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar.
O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.

Medidas práticas para gastar somente 20 litros na cozinha
Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água na casa e 243 litros no apartamento. Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira.
3. Coloque água novamente para enxaguar.
Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros (casa e apartamento). Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia, e não com poucos utensílios.

Lavando roupa
Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento).
Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total. Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?

Repensem seus conceitos, convido todos a se reeducarem para viver com responsabilidade!Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário