terça-feira, 13 de setembro de 2011

Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro

  

     No último domingo, 11 de setembro de 2011, os ataques ao World Trade Center, em Nova York,   completar am 10 anos e, foi inaugurado um Memorial e Museu com fotos, depoimentos e objetos pessoais doados pelas famílias dos mortos no atentado, em homenagem as quase 3.000 vítimas.
 
    O “Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro” é um dos cinco prédios que estão sendo construídos no chamado Marco Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas. A Freedom Tower (do inglês, Torre da Liberdade), principal edifício do complexo, só vai ficar pronta em 2013. A torre terá 541,3 metros de altura, sendo maior do que o antigo World Trade Center, que tinha 526,3 metros. 

     Do lado de fora do memorial, foram construídos dois espelhos d’água de fluxo contínuo, no mesmo lugar onde as torres estavam. A ideia foi dar a impressão de uma constante ausência no ambiente. Nos parapeitos em volta das fontes, foram escritos em bronze o nome de todas as vítimas. No entorno do memorial também foram plantadas mais de 400 árvores, para criar mais um espaço de convivência do público na região.

    Apontado como uma das praças mundiais mais sustentáveis de sempre. Desenhado pelos arquitectos Michael Arad e Peter Walker, o memorial consiste numa praça cheia de árvores e duas piscinas reflectoras, cada uma com 4.000 metros quadrados.

    Como não poderia deixar de ser, o memorial foi construído a pensar em conceitos sustentáveis e em valores como a esperança e a renovação.

    A praça terá certificação energética LEED e sistemas de irrigação, gestão de pragas e águas da chuva. Estes sistemas irão conservar energia e água. As piscinas estão rodeadas de carvalhos brancos, que podem ser encontrados em qualquer pântano norte-americano e simbolizam a vida e o renascimento. A árvore foi escolhida, também, pela sua durabilidade. O memorial será, assim, uma mancha verde no meio de Manhattan.

    Para suportar as árvores foi construído um sistema de pavimento suspenso. A árvore da chuva será conservada para irrigar as árvores.

    Das cinzas do ataque de 11 de setembro, em Nova York, emergiu uma vizinhança cheia de novos resturantes e hotéis, além de locais para prestar homenagens. Uma década depois do ataque ao World Trade Center, a Baixa Manhattan atrai cerca de 9 milhões dos aproximadamente 50 milhões de visitantes anuais da cidade.
   
    A região agora possui 18 hotéis com mais de 4.000 quartos, um salto em relação aos seis hotéis com 2.300 quartos há dez anos. É um ponto obrigatório para muitos turistas, assim como o Times Square e a Estátua da Liberdade.

    A entrada na praça será gratuita. Ainda assim, e durante os próximos anos, será necessário obter um passe de visitante à entrada, devido às obras que ainda rodeiam o local. Poucas horas depois de abrir ao público, o memorial tinha já sido visitado por 11 mi pessoas. Notável.

    Abaixo seleção de imagens, envolvendo projetos, execução e a parcela do complexo já inaugurada e exibida na mídia nos últimos dias!

 Corte esquemático


  Foto - abaixo da piscina

 Câmera oeste com a Última Coluna

 Foto - parede de contençao

Foto - câmara principal

 escada dos sobreviventes

 Foto - piscina

Foto - última coluna 

 Foto - aérea do complexo em obra

Foto - carvalhos chegando 

Foto - tapume 

Foto - Torre nova em obras

Foto - piscina em obras (noturno)

 
Foto aérea 1

 Foto aérea 2

 Foto - piscina 1

 Foto - piscina 2

  Foto - piscina 3

Foto - piscina 4

 Foto - parapeitos

 Foto - inauguração (manhã)

 Foto - inauguração (noite)

  Foto  - projeção de luz com 16km de alcance vertical representando as Torres atacadas

  Foto 2 - homenagem aos ente queridos

    Contudo, torço para que os grandes governates busquem resolver-se com negociações e PAZ, que este marco não se tranforme em novo alvo, nem nenhum outro, e que o mundo se entenda, respeitando as variações culturais.


    Abraço, até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário