sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SUSTENTABILIDADE


Britânicos transformam fraldas descartáveis em telhas


Uma nova usina de reciclagem aberta no continente europeu transformará fraldas usadas em telhas e tubos de construção. | Imagem: dmindless
De acordo com o site da empresa Knowaste, que tem origem canadense, cada fralda descartável leva cerca de 500 anos para se decompor.
A empresa deu um passo à frente para reciclar cerca de 36 mil toneladas de fraldas descartáveis, produtos de incontinência de adultos e absorventes íntimos femininos, em sua usina de reciclagem, a primeira do tipo instalada na Inglaterra.
 A fábrica foi inaugurada em West Bromwich, a 165 km de Londres.
O processo envolve três estágios:
  • Os resíduos das fraldas são coletados em hospitais, centros de saúde e berçários;
  • O material é esterilizado, desativado e mecanicamente separado em componentes individuais: resíduos orgânicos, plástico e polímeros super-absorventes;
  • Os componentes recuperados podem então ser transformados em novos produtos tais como: “madeiras” e telhas plásticas, tubos comerciais, materiais de absorção, produtos de papel reciclado e energia “verde”.
O plástico altamente valioso e as fibras seriam recuperados, desviando deste modo os resíduos absorventes dos aterros sanitários e incineração. Impedindo um fluxo interminável de impactos ambientais negativos associados à sua disposição. Com informações da Knowaste.
Redação CicloVivo

Confira a matéria completa em: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3369

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário